

.png)
Dúvidas Frequentes
Por que é necessário passar em consulta médica?
É no momento da consulta que o cirurgião plástico irá te examinar e avaliar quais as cirurgias necessárias para melhor atender as suas expectativas (inclusive dizer quando os resultados são limitados para o seu caso), determinar o tempo estimado de cirurgia e qual risco x benefício em se realizar o procedimento, além de tirar todas as suas dúvidas e orientar os cuidados que deverão ser tomados para sua recuperação.
Qual o valor de uma cirurgia?
Só é possivel determinar o valor de qualquer cirurgia após avaliação de cada paciente em consulta, pois variam de acordo com os procedimento que serão realizados, complexidade do caso, tempo estimado de cirurgia, escolha do hospital em que será realizado, materiais que serão utilizados, tipo de anestesia...
Onde são realizadas as cirurgias?
Os procedimentos cirúrgicos são realizados em ambiente HOSPITALAR, de modo a trazer maior segurança e conforto a todos os pacientes.
Qualquer cirurgia plástica deve ser realizada em local devidamente equipado para a realização do procedimento, com toda estrutura e suporte necessários em caso de complicações. Nunca troque a sua segurança por “valores atrativos”.
*Procedimentos pequenos, com curto tempo de duração e passíveis de serem realizados sob anestesia local, podem ser realizados em ambiente ambulatorial.
Os resultados de cirurgia são imediatos?
O resultado de uma cirurgia plástica nunca deve ser esperado de imediato, pois após a cirurgia temos todo o processo inflamatório e de cicatrização dos tecidos, que irão apresentar uma melhora progressiva com o passar dos meses.
Os resultados finais só serão observados após 6 meses a 1 ano da cirurgia, quando já ocorreu total reabsorção do edema, remodelamento dos tecidos e clareamento da cicatriz.
Quanto tempo leva a cicatrização?
A cicatrização de uma cirurgia só é considerada completa após 1 ano do procedimento. Durante esse período ainda é esperado que ocorram mudanças na cicatriz. Inicialmente ela possui aspecto avermelhado e com o passar dos meses vai clareando até chegar em seu aspecto final.
Vale ressaltar que a qualidade da cicatriz depende de uma boa técnica cirúrgica, mas principalmente de fatores genéticos de cada pessoa, que podem possuir tendência à quelóide ou cicatriz hipertrófica.
É necessário parar de fumar antes da cirurgia?
O tabagismo está associado ao aumento no risco de complicações após uma cirurgia plástica, como necrose da pele, dificuldade de cicatrização, deiscência de sutura, infecção, entre outros.
Dessa maneira, pacientes tabagistas devem parar de fumar com NO MÍNIMO 1 mês de antecedência antes da realização da cirurgia.
Podem ser feitos mais de um procedimento na mesma cirurgia?
Cirurgias combinadas (mais de 1 procedimento ao mesmo tempo) podem ser realizadas e são muito comuns de acontecerem, porém sempre levando em conta o status do paciente, tempo de cirurgia, estimativa de perda sanguínea e complexidade do caso. Cirurgias muito longas aumentam o trauma cirúrgico e os riscos de complicações, devendo ser desencorajadas.
Pode-se engravidar após uma cirurgia plástica?
SIM, pode-se engravidar após a cirurgia. A cirurgia plástica não é uma contra-indicação à gestação futura. Vale ressaltar que provavelmente os resultados obtidos pela cirurgia serão parcialmente perdidos, podendo ocorrer flacidez da pele, aumento e queda das mamas, formação de estrias no abdome, entre outras.
Outra questão importante é entender que após mamoplastia redutora ou mastopexia pode ocorrer dificuldade para amamentação, devido lesões da glândula mamária e ductos lactíferos durante a cirurgia. Pacientes submetidas exclusivamente à inclusão de prótese (sem mastopexia) não terão qualquer dificuldade para amamentação decorrente do procedimento cirúrgico.
Por isso sempre é importante ponderar o momento adequado para realização da cirurgia e sempre ponderar a possibilidade de aguardar a formação de prole completa antes de programar a sua cirurgia plástica.
Existem riscos de complicações?
SIM. Qualquer procedimento cirúrgico possui risco de complicações. Os riscos serão mais elevados em procedimentos com maior tempo de duração, maior agressão cirúrgica e perda sanguínea, além de doenças associadas do paciente.
É sempre importante uma boa avaliação médica e ponderar o risco x benefício de cada procedimento cirúrgico, levando-se em conta todos esses fatores, a fim de reduzir ao máximo as chances de complicações durante ou após a cirurgia.




